Quando optei em cursar educação física, meu objetivo seria me tornar um educador. Dentre todas as matérias a educação física sempre me atraiu devido a pratica dos esportes e minha admiração por lutas e jogos, juntei o útil ao agradável.
Busquei uma imagem que me ajudaria expressar minha visão referente ao meu primeiro semestre, por ser uma pessoa muito tímida me identifiquei com as imagens e espero ter o mesmo crescimento, transformação, mudança e evolução.
No primeiro dia de aula, o professor Maurício me passou a imagem de um professor rude dizendo: "Meu camarada pense bem ... e se perceber que aqui não é o seu lugar não perca seu tempo", após algumas aulas adquirindo algum conhecimento pude notar que a rudez do professor era a incrível transparência objetiva dele, e esse simples aprendizado me possibilita hoje adapta lo no meu cotidiano, e noto mais facilidade em me expressar sendo transparente e objetivo.
Com o primeiro semestre já percebo uma pequena evolução, hoje tenho uma forma diferente de observar as coisas em meu dia a dia, de entender as temáticas, em ser "chato" (rs) em questionar, querer saber os fundamentos, de discordar ... enfim, saber explorar todas as propriedades. Mais um aprendizado que pude adaptar em minha vida é ter sempre
conhecimento e fundamento para melhor argumentar um assunto.
E entre todos os trabalho realizados aprendi muito com a disciplina de cada um , como respeito, paciência, concentração, inovação, observar, companheirismo, se expressar, pratica do bem ao próximo, quebra de paradigmas e etc...
Citações, comparações de temáticas e fundamentos:
Respeito...
Com o estudo do Kung Fu, algo que me chamou muito a atenção foi saber que os praticantes respeitam e seguem a filosofia com admiração. Abaixo dois exemplos:
* Firme de carácter - Desenvolver responsabilidade sinceridade, honestidade e serenidade para viver em paz, conhecer a si próprio, estabelecendo objetivos e prioridade.
*Desprendido de valores - Ser fiel e amigo, estando sempre disposto a ajudar os companheiros na amizade.
De acordo com esse respeito, acredito que grandes mestres e educadores se formam como profissionais competentes e bem sucedidos.
Também admirei o respeito imposto no filme "Escritores da Liberdade", pois a professora respeitando os alunos o respeito passou a ser reciproco, onde foi o ponto de partida para o aprendizado começar a fluir.
"Para a convivência social precisamos obedecer determinadas regras, ter determinado comportamento" (Oberteufer e ulrich, 1977)
Expressão...
O trabalho parangolé, foi de onde tirei o maior aprendizado. A expressão corporal me fez sair da minha zona de conforto, pois precisei ser desinibido e admito que não foi agradável (rs), digo que foi um grande aprendizado porque minha timidez me segurava muito e acabou sendo e dando um grande trabalho!
"Me veio uma necessidade vital de desentelectualização, de desnibiçao intelectual , da necessidade de uma livre expressão já que me sentia ameaçado na minha expressão por uma excessiva intelectuação" ( Hélio Oiticica )
http://books.google.com.br/books?id=Un47WPJfryoC&pg=PA72&lpg=PA72&dq=%22uma+necessidade+vital+de+desintelectualiza%C3%A7%C3%A3o,+de+desinibi%C3%A7%C3%A3o+intelectual,+da+necessidade+de+uma+livre+express%C3%A3o%22&source=bl&ots=Vlp0CjV1UU&sig=kwxCLtMKRcxyZH2mwbQKCTrkHTo&hl=pt-BR&ei=0B0YTJG6LYG8lQfHo7T6Cw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CAYQ6AEwAA#v=onepage&q=%22uma%20necessidade%20vital%20de%20desintelectualiza%C3%A7%C3%A3o%2C%20de%20desinibi%C3%A7%C3%A3o%20intelectual%2C%20da%20necessidade%20de%20uma%20livre%20express%C3%A3o%22&f=false
Inovação, quebra do senso comum...
Aqui também cito o parangolé, nunca havia me sentido daquela forma pude inovar meus pensamentos e sentimentos, no Itau Cultural também pude me inovar aprendi a observar, admirar e compreender obras de arte, onde não faziam parte dos meus conhecimentos e interesses.
"Uma pedagogia que não se comprometa com os interesses burgueses e sim com os interesses da classe trabalhadora, e mais ainda, com os interesses revolucionários das classes populares"
( Gadotti, 1983, p.150)
" Educador representa o momento de ruptura em relação ao que é determinado socialmente, ao mesmo tempo que define uma conduta para levar o educando a uma solidariedade consciente, vale dizer, ao sentido coletivo de sua formação" ( Libanêo, 1984 )
O aprendizado foi muito maior do que consegui expressar aqui, pois, fica muito difícil explicar tudo o que pude aprender com "palavras". Mas no meu dia a dia posso notar, pois vejo e comparo o antes e depois nas minhas atitudes e decisões.